tudo sobre o marketing para o turismo rural

Marketing para turismo rural se faz necessário por diversos fatores, mas principalmente para aumentar a visibilidade e a conversão de clientes neste setor.

Função do Marketing para o turismo rural

A Principal função do marketing para a zona rural é a capacidade de atrair interesse turístico para essas comunidades.

Com a tecnologia, tornou-se importante o marketing profissional para ampliar os horizontes deste segmento que está em crescente ascensão no Brasil, sobretudo neste momento de distanciamento social que estamos vivendo. Em primeiro lugar, o marketing para seu negócio requer uma estratégia sólida, pois ele abrange tudo o que você faz para se comunicar e atender as necessidades de um grupo de clientes identificados. Em segundo lugar, o marketing voltado para o turismo rural requer que você entenda o seu grupo de consumidor alvo, acima de tudo, suas necessidades e como seu produto ou serviço atende ao que eles precisam.

Porque fazer o Marketing para o turismo rural?

O desenvolvimento do turismo e de atividades de lazer nos territórios rurais se tornaram fatores de crescimento no contexto econômico e social além de, uma oportunidade para o desenvolvimento dos municípios.

Investir no marketing se faz necessário, posto que, as opções são infinitas.

Como fazer o Marketing para o turismo rural?

O marketing para o turismo rural requer que você entenda o seu grupo de consumidores alvo além de suas necessidades, como seu produto ou serviço atende ao que eles precisam.

Primeiro você precisa definir,  qual o seu lugar neste mercado?

O turismo rural é um mercado muito amplo que inclui uma variedade de tipos de negócios, como exemplo do gráfico abaixo.

gráfico de característica e produtos do turismo rural

Compreender como diferentes atividades podem separadas por categorias pode orientá-lo à medida que desenvolve a estratégia de marketing para seu negócio.
Por exemplo, embora você possa vender produtos tangíveis (café, azeite, geleias etc.) aos visitantes, em geral, o “produto” que você costuma oferecer aos consumidores é a experiência.

Estatísticas para o turismo rural

Os consumidores procuram a experiência. A Forbes relatou no final de 2019 que, de acordo com dados do TripAdvisor, 67% mais viajantes escolheram atividades ao ar livre em 2019 do que em 2018. Do mesmo modo, houve também um aumento de 61% nas reservas para aulas como culinária e “59% mais viajantes decidiram que preferem se envolver em uma excursão cultural ou um passeio temático histórico. Em conclusão, invista na experiência.

Para quem você está fazendo marketing?

O sucesso em marketing para o turismo rural exige que você entenda seus clientes, existentes e potenciais. Em suma, você deve ser capaz de descrever quem você imagina vir ou se envolver com sua empresa de turismo rural. Assim, trace um perfil deste cliente.

Quem são as pessoas que compõem seu mercado-alvo?

Considere como você pode classificar ou agrupar pessoas com base nas seguintes características demográficas comuns, por exemplo:

  • Idade
  • Gênero
  • Etnia
  • Educação
  • Ocupação
  • Situação de emprego
  • Renda
  • Situação familiar

Onde essas pessoas estão localizadas?

  • Em que área (país, estado, cidade etc.) eles moram?
  • Eles vivem em um ambiente rural, urbano ou suburbano?
  • Quão transitórias são as pessoas que você deseja atingir?
  • Qual é a densidade populacional e a taxa de crescimento em que vive seu mercado-alvo?

O que eles acham?

Conheça os valores dos clientes e o que os motiva a visitar a sua empresa de turismo rural

  • Quais as opiniões e valores dos consumidores?
  • Saiba são seus interesses e estilos de vida
  • Que atitudes eles têm sobre a agricultura, seu (s) produto (s), eventos ou serviços?
  • Que necessidades eles têm que os incentiva a comprar o (s) seu (s) produto (s) ou a se envolver em atividades no seu território rural?

O que eles fazem que os torna únicos (como grupo)?

  • Quais produtos eles normalmente usam?
  • Que benefícios procuram obter com os produtos que adquirem?
  • Que experiências eles procuram ter?
  • Com que frequência eles usam os tipos de produtos que você oferece?
  • São sensíveis às mudanças de preço?
  • Eles são leais às suas marcas preferidas?
  • Como são normalmente adquiridos os produtos e de onde?

Usando essas informações, desenvolva perfis de clientes para descrever a pessoa geral que caracteriza cada grupo que você identificou por meio dessas perguntas. Afinal, um perfil de cliente é uma descrição geral do tipo de indivíduo que compõe seu mercado-alvo. Sendo assim, crie uma “persona” que identifique exatamente uma pessoa que seria seu cliente em potencial.

A busca pela experiência

Algumas empresas voltadas para o turismo rural têm sido bem-sucedidas na comercialização de suas experiências, como resultado a atividade agrícola central da fazenda pode ser apenas uma pequena parte do empreendimento, com a maior parte de sua receita proveniente de suas ofertas experimentais. Em outras palavras, a “rota do café especial” pode gerar muito mais receita do que a colheita e venda do café em si. Desse modo, é importante garantir que você proporcione aos seus clientes uma experiência memorável, afim de que eles compartilhem com amigos e familiares por meio do boca a boca e nas redes sociais.

Destino e Experiências

A vivência de experiências acolhedoras e características do meio rural pode ser bastante diversa. Nesse sentido, foram levantados, com o apoio das secretarias de turismo dos governos estaduais e representantes do SEBRAE nos estados, integrantes da RIMT, diversos destinos, atrativos e rotas turísticos que apresentam um mosaico de possibilidades de atividades no meio rural, serviços e equipamentos turísticos variados. Portanto, reunimos aqui atividades e experiências proporcionadas aos visitantes em estabelecimentos de turismo rural no Brasil:

A Biblioteca Virtual do Ministério do turismo disponibiliza uma matéria completa sobre as experiências do turismo rural, para ter acesso a matéria completa, clique aqui.

Seu mix de marketing para o turismo rural

Quatro aspectos – produto, local, preço e promoção – são referencias e constituem o mix de marketing de sua estratégia de marketing para o turismo rural. Em suma, sua eficácia em identificar com precisão as características do consumidor-alvo e combiná-las com seu mix de produtos determinará significativamente o sucesso de seu negócio.

Produto:

Os produtos / eventos / experiências oferecidos devem corresponder portanto, ao que seus clientes-alvo procuram.

  • De que modo você descreveria seus produtos / eventos / experiências?
  • Como os clientes / visitantes se beneficiarão de seus produtos / eventos / experiências?
  • O que torna a sua experiência na fazenda única?
  • Quais serviços relacionados a produtos você oferece ao cliente, como receitas ou combinações?
  • Quais são os atributos de seu (s) produto (s) que seu cliente valoriza?
  • Há algo novo ou diferente em seu (s) produto (s) que o diferencia da concorrência?
  • Quanto do seu produto está disponível?
  • Quantos eventos de cada tipo você oferecerá?

Local:

De que forma os clientes acessarão seu (s) produto (s), serviço (s) e / ou experiência? Existem muitos tipos de turismo rural, como exemplo naquele gráfico colorido lá em cima. No entanto, você precisa estar ciente da distância que seus consumidores-alvo precisarão viajar, bem como da proximidade de sua empresa a outros destinos. Além disso considere a colocação de itens em sua localização física. Aspectos a serem considerados incluem:

  • Como e onde o (s) produto (s) serão comercializados? Os pontos de venda diretos ao consumidor incluem lojas físicas, mercados, lojas online, e entrega em domicílio.
  • Os clientes terão que ir à sua propriedade ou a loja física para comprar? Além disso, quão acessível, são esses locais?
  • Qual é a sua localização? Quão acessível é das principais rodovias? Qual é a sua proximidade com outros pontos de interesse? O estacionamento para visitantes é adequado? A estrutura, trilhas e outras áreas que os visitantes ocupariam são seguras e bem conservadas?
  • Merchandising. Considere exibir itens que se complementam para criar um pacote.
  • Sinais. Se você está oferecendo uma atividade na fazenda, você tem um banner que transmite preços e informações?

    Preço:

    Definir preços primeiro requer uma compreensão e conhecimento de seus custos para produzir produtos ou oferecer eventos. Portanto, as chaves para definir preços lucrativos incluem:

    • Conhecendo seus custos fixos
    • Compreender seus custos variáveis
    • Entender as oportunidades de cobrança de taxas por atividades, experiências.
    • Execução de uma análise de equilíbrio para saber o preço ou quantidade de equilíbrio.
    • Realizar análises de sensibilidade para entender como as mudanças na produção ou quantidades de vendas ou mudanças no impacto dos preços
    • Ajuste com base nas características do produto, uma estratégia de preços específica, sensibilidade ao preço do cliente, valores do cliente e outros fatores.

    O preço contribui para a percepção do seu produto, ou seja, quando o consumidor vê o preço de um produto, ele envia sinais sobre qualidade, compatibilidade com o mercado, expectativa de atendimento, etc.

    Promoção:

    Os clientes interagem bastante com a sua empresa, produto (s) e eventos por meio de atividades promocionais. Certamente, uma compreensão completa de seus clientes permitirá que você implemente as táticas promocionais mais eficazes. Da mesma forma, considere como você se comunicará, interagirá e se envolverá com seus clientes e não clientes. Portanto, você precisará determinar as táticas promocionais que utilizará, as mensagens e informações que compartilhará e, com que frequência, além disso, é importante uma programação de como você se envolverá em atividades promocionais.

Como é o Marketing para turismo rural na era digital e da mídia social

Com 90% da população adulta online e 72% usando mídia social em janeiro de 2021, ter uma estratégia de marketing digital e de mídia social como um componente de sua estratégia de marketing geral é essencial.

Para esclarecer, a internet é o primeiro lugar que muitas pessoas procuram quando buscam ideias sobre o que fazer ou pesquisam lugares ou empresas para visitar. Portanto, esperam que suas buscas por conteúdo e mensagens online estejam atualizados, acessíveis em todos os momentos e alinhados em todas as plataformas. Neste sentido, é fundamental possuir uma estratégia.

Se quiser entender mais sobre Marketing Digital, temos uma matéria inteira sobre isso.

Ferramentas indispensáveis de Marketing para o Turismo Rural

Práticas recomendadas de mídia digital e social para o Marketing de Turismo Rural

  • Evite sites pré montados, ou de plataformas prontas como Wix e outros, você pode ter problemas nos mecanismos de buscas para encontrarem seu site, além de não passar uma imagem profissional.
  • Atualize regularmente seu site de forma sistêmica. Em primeiro lugar, sites com sistema atualizado possuem mais chances de serem encontrados por seus clientes. Em segundo lugar, sistemas atualizados possibilitam a inserção de novidades antes da concorrência.
  • Atualize regularmente seu site com informações comerciais atuais, preços, fotos, etc. Da mesma forma, faça isso em todos os canais que possuir online.
  • Certifique-se de que seu site seja fácil de navegar.
  • Integre seu site com suas contas de mídias sociais.
  • Publique regularmente em suas contas de mídia social.
  • Desenvolva uma combinação de tipos de conteúdo (promocional, informativo, divertido, etc.)
  • Use fotos e vídeos para envolver sua comunidade online.
  • Interaja com o público, curta e comente as publicações deles.
  • Defina metas e objetivos mensuráveis ​​para suas atividades de marketing digital.
  • Responda a perguntas e comentários.

Se ficou na dúvida de como iniciar seu novo projeto e por onde começar a fazer seu Marketing para turismo rural, fale conosco, somos especialistas.

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