Devido ao grande sucesso da postagem anterior sobre Marketing de Lugares, resolvemos seguir mais um pouco com os ensinamentos do mestre Philip Kotler e conceituar mais alguns pontos.

O que os lugares devem fazer para resolver seus problemas?

Os lugares competem por investidores, talentos e turistas em um ambiente que poderia ser mais bem descrito como uma guerra de localidades.

Num ambiente turbulento e volátil e com condições econômicas globais exigentes e em rápida mutação, cada local enfrenta o desafio de entregar alguma coisa muito boa ou inusitada ao mercado. A capacidade de um lugar de assegurar uma posição exclusiva e uma imagem positiva no imenso mercado é parte crucial do marketing estratégico. Cada local deve formular uma combinação de ofertas e benefícios que atendam às expectativas de um amplo número de investidores, novos negócios e visitantes.

O marketing de lugar abrange basicamente quarto atividades:

  • Desenvolver um posicionamento e uma imagem fortes e atraentes.
  • Estabelecer incentivos atraentes para os atuais e possíveis compradores e usuários de seus bens e serviços.
  • Fornecer produtos e serviços locais de maneira eficiente.
  • Promover os valores e a imagem do local de uma maneira que os possíveis usuários conscientizem-se realmente de suas vantagens diferenciadas.

Não raro, as comunidades caem na armadilha de se concentrar em apenas uma ou duas dessas tarefas de marketing – em geral nas funções promocionais. Elas gastam dinheiro com campanhas publicitárias caras ou slogans mal elaborados, sem antes realizar o planejamento e as melhorias necessárias.

Um modelo bastante comum é organizar um grupo de planejamento formado por membros locais e/ou regionais do setor público. As vezes um consultor externo é contratado para apresentar uma perspectiva mais abrangente. Mas, para serem bem sucedidos, os planejadores deveriam envolver representantes da comunidade empresarial local desde o início do processo. Isso porque a colaboração entre os setores públicos e privado é um pré-requisito para o sucesso. Esse tipo de aliança precisa começar a surgir com mais força.

De qualquer maneira, o acordo do grupo de planejamento compreende três tópicos, como se segue:

  • Definir e diagnosticar as condições da comunidade – suas principais forças e fraquezas devem ser identificadas, bem como as principais oportunidades e ameaças.
  • Desenvolver uma estratégia para solucionar a longo prazo os problemas da comunidade, baseando-se em avaliações realistas. Essa estratégia deve ser fundamentada por uma combinação de fatores que sejam exclusivos e comercialmente viáveis, sobre os quais possam ser implementados um processo de valor agregado.
  • Elaborar um plano de ação a longo prazo que envolva várias etapas intermediárias de investimento e transformação – é importante destacar que desenvolver processos de valor agregado leva tempo.

O marketing estratégico de lugar envolve uma série de elementos, conforme mostra a figura abaixo.

Como visto nela, a criação de processos de valor agregado para atrair e sustentar investimentos em uma comunidade envolve quatro importantes fatores de marketing. Primeiro, o processo deve assegurar o fornecimento dos serviços básicos de manutenção de uma infraestrutura satisfatória para os cidadãos, empresas e visitantes. Segundo, o local pode precisar de novas atrações para manter os negócios atuais e o auxílio do público e para atrair novos investimentos, empresas e pessoas. Terceiro, a comunidade precisa divulgar suas características e seus benefícios por meio de uma imagem e de um programa de comunicação vigorosos. Quarto, o local deve obter o apoio de seus cidadãos, líderes e instituições para torna-lo hospitaleiro e entusiasmado com a ideia de atrair novas empresas e investimentos para a comunidade.

Esses fatores de marketing influenciam o sucesso de um local na atração e satisfação de seus potenciais mercados-alvo:

  • Fabricantes de bens e serviços.
  • Sedes comerciais e escritórios locais.
  • Investimento externo e mercados de exportação.
  • Setor turístico e reuniões de negócios.
  • Novos moradores.

O potencial de um local não depende tanto de sua localização geográfica, seu clima e seus recursos naturais quanto depende da vontade, da habilidade e da energia, dos valores e da organização das pessoas. Depende cada vez mais da capacidade do local de desempenhar as seguintes tarefas:

  • Interpretar o que está acontecendo no ambiente, num sentido mais amplo.
  • Entender as necessidades, os desejos e o comportamento de todos os constituintes (ou indivíduos, grupos e organizações) envolvidos interna e externamente.
  • Identificar forças e fraquezas específicas.
  • Elaborar uma visão realista e comercialmente viável do que pode ser realizado.
  • Criar um plano de ação para complementar essa visão.
  • Fortalecer o consenso interno e a organização efetiva para as atividades operacionais.
  • Avaliar, a cada estágio, o progresso obtido com o plano de ação.

Conclusão:

A concorrência entre os lugares para atrair investimento nunca foi tão intensa. O mercado inclui centena de milhares de comunidades que, em muitos casos, competem cabeça a cabeça por turistas e negócios.

O mercado mundial em rápida transformação exige que as comunidades forneçam produtos que cativem um público-alvo cuidadosamente escolhido. Os vencedores serão aqueles que desenvolverem um pacote de benefícios forte e atraente.

Na próxima postagem vamos examinar estratégias projetadas para atingir os mercados alvos escolhidos.

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